segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Yoga & Āyurveda

Postado por drashtayoga às 08:50

Por Fernando Liguori

O Yoga é um sistema completo com técnicas detalhadas que, quando aplicadas, abrangem todos os aspectos da vida humana. Ele é como uma grande montanha que contém animais maravilhosos, belíssimas plantas, minerais valiosos e um sem número de vistas diferentes. Isso requer de nós, praticantes, um longo período de examinação sob vários pontos de vista.

Atualmente, a prática do Yoga se concentra – da maneira como é concebido no Ocidente – nos āsana-s (posturas psico-físicas) e sua aplicação coerente alinha o corpo, a mente e a respiração integralmente.

Os inúmeros āsana-s praticados atualmente têm suas raízes na tradição do haṭhayoga que, quando aliado a āyurveda, forma um tripé de práticas espirituais constituído de āsana-s, prāṇāyāma-s (respiratórios para expansão da bio-energia) e meditação cuja finalidade é a realização de todo potencial humano.

A āyurveda chegou ao Ocidente bem depois do Yoga, mas seguindo quase que seus mesmos passos. Há cinqüenta anos a āyurveda ainda se encontrava confinado a um pequeno número de pessoas que praticavam esta tradição aliando-a aos conceitos básicos do Yoga. Com a grande procura nos anos recentes de terapias alternativas que pudessem de alguma maneira levar a cura e o conforto sem agredir o corpo, a āyurveda emergiu como um importante sistema de medicina mente-corpo no mundo inteiro.

A āyurveda oferece um sistema único de tratamento baseado em ajustamentos no estilo de vida de cada pessoa, programando dietas individualizadas, medicamentos, óleos e essências a base de ervas poderosas, e uma disciplina espiritual focada no Yoga e na meditação. Sua profunda classificação dos biótipos provê uma clara assistência da constituição individual e como tratá-la holisticamente. Isso faz da āyurveda uma prática ideal na prevenção de doenças e na promoção da longevidade.

Āyurveda, como o Yoga, utiliza inúmeras práticas espirituais nascidas nos Himalaias. Tradicionalmente, o Yoga utiliza a linguagem da āyurveda para explicar o impacto físico que a prática de āsana-s – e outras técnicas – promovem na saúde. Similarmente, a āyurveda utiliza a linguagem do Yoga e sua compreensão da mente e do corpo sutil para explicar a dimensão psicológica e espiritual conectadas a suas práticas de limpeza.

Tanto o Yoga quanto a āyurveda refletem a idéia védica de que o homem deve viver em concordância com sua própria natureza e suas capacidades particulares. De acordo com a āyurveda cada ser humano possui uma constituição mental e corporal particular. Aquilo que serve para uma pessoa em termos de comida, exercícios e estilo de vida, certamente, não servirá para outra. O Yoga caminha neste mesmo sentido quando explica que o āsana, o prāṇāyāma e a meditação que servem para harmonizar fisicamente e psicologicamente uma pessoa certamente não servirão a outra. Assim como há um alimento para uma pessoa, há também o āsana para ela. Então, a prática de āsana-s é melhor efetivada quando está alinhada as necessidades pessoais de cada pessoa, sempre em concordância com as considerações ayurvédicas. A prática de āsana-s pode ser considerada de três maneiras diferentes: I. como exercícios, ajudando no condicionamento e aumentando a saúde; II. como terapia no tratamento de doenças específicas ou disfunções do corpo e da mente; III. como prática espiritual para o autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

0 comentários:

Postar um comentário

Críticas, sugestões e comentários são sempre bem vindos. Obrigado por apreciar nosso trabalho. Continue por favor.

 

Kaula Yoga Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare