segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Haṭhavidyā

Postado por drashtayoga às 13:07

Aprofundamento na Ciência do Haṭhayoga

O Espaço Kaula oferece um Aprofundamento na Ciência do Haṭhayoga, aberto a professores e praticantes desta arte. O objetivo deste curso é orientar a característica espiritual do haṭhayoga e seu propósito, dentro de um contexto tradicional e filosófico.

Por volta dos Sécs. IX e XI d.C. o Pātañjala Yoga, em sua forma original, se encontrava por demais perseguido pelos brâmanes, que insistiam em devolver a casta sacerdotal a ascendência sobre os praticantes de Yoga, restringindo-os a uma meditação sobre a verdadeira natureza do Ser (ātman) em relação à Brahmam.

Neste mesmo período ocorria na Índia um movimento reformista, uma contra-resposta ao status quo: nos referimos ao movimento dos siddhas e ao ideal do corpo diamantizado. Este movimento de grande revolução religiosa apresentava uma visão revolucionária e dinâmica do universo a uma Índia apegada e condicionada a um arcaico ritualismo bramânico. A nova visão tântrica do corpo reascendeu a chama e novamente o ímpeto à busca pela consecução espiritual. Para o tântrico, o corpo não mais é a causa de pecado ou perdição, mas o veículo para transcendência e a realização da natureza divina no homem.

Entre os siddhas do norte da Índia iniciou-se um movimento de reformulação do Pātañjala Yoga. Foi um siddha da Tradição Kaula, de uma linhagem conhecida como nātha sampradāya quem promoveu uma reforma em algumas escolas Kaulas e no Yoga. Seu nome era Gorakshanāth e ele viveu na região que compreende hoje o Nepal e o território indiano que vai do Estado de Bihar até o golfo de Bengala. Gorakshanāth deu nascimento a versão tântrica do Yoga de Pātañjali, restaurando integralmente os postulados dos sūtra-s, acrescentando ainda uma série de procedimentos corporais para intensificar os efeitos da prática. Assim nasceu o haṭhayoga, um conjunto de disciplinas rigorosas capazes de levar o praticante ao estado de unmanī avasthā.

Tornar o corpo um instrumento e parte do desenvolvimento espiritual ao invés de rejeitá-lo e esquecê-lo fora uma conquista e uma inovação dos yogī-s tântricos que propuseram uma mudança religiosa e cultural na perspectiva dominante da Índia medieval que dava as costas à manifestação corpórea. Em outras palavras, no haṭhayoga a iluminação é uma questão que envolve o corpo inteiro. Essa abordagem é resumida na noção tântrica de que a libertação (mukti) e o prazer (bhukti) são perfeitamente compatíveis.

Conteúdo deste curso:

1. A Ciência do Haṭhayoga
1.1. ascensão e desenvolvimento do haṭhayoga
1.2. estudo dirigido: Gorakṣaśataka, Haṭhayogapradīpikā e Gheraṇḍasaṁhitā

2. Biopsicologia do Yoga
2.1. a influência tântrica na tradição do Yoga
2.2. kośa
2.3. prāṇa e vāyu
2.4. nāḍī e cakra
2.5. granthi e kundalinī
2.6. mantra

3. A Prática do Haṭhayoga
3.1. ṣaṭkarma (purificações)
3.2. āsana (posturas)
3.3. prāṇāyāma (controle da respiração)
3.4. mudrā e bandha (selos e travas)
3.5. pratyāhāra (recolhimento dos sentidos)
3.6. dhyāna (meditação)
3.7. samādhi (absorção e elevação da consciência dentro do próprio processo de cognição)
3.8. nādānusādhanā (despertar do som interno)

O haṭhayoga é uma disciplina espiritual cuja finalidade é alcançar o estado de iluminação purificando e fortalecendo o corpo físico.

Atualmente, muitas são as pessoas que entendem o haṭhayoga como algo meramente físico, que se inicia na prática de āsana e termina no prāṇāyāma. Uma leitura atenta às escrituras tradicionais desta ciência desfaz imediatamente esta interpretação errônea.

Além de dar muita importância à prática de purificações (ṣaṭkarma), o haṭhayoga coloca ênfase nos aspectos sutis do despertar da energia potencial (kundalinī), as técnicas de percepção do som supersutil interior (nādā), a absorção final (lāya) da atenção na realidade transcendental e a iluminação (samādhi).

Como participante você será convidado a se conhecer melhor através da observação consciente de sua própria mente e do poderoso efeito que estas técnicas têm sobre ela, mergulhando em um estado de atentividade plena.

Nós recebemos os alunos em nossa casa, em um ambiente familiar denominado "Kula", segundo a nossa tradição. Este curso pode ser feito em sua escola ou cidade. Entre em contato conosco pelo e-mail:
kaulayoga@hotmail.com. Será um prazer respondê-lo.

0 comentários:

Postar um comentário

Críticas, sugestões e comentários são sempre bem vindos. Obrigado por apreciar nosso trabalho. Continue por favor.

 

Kaula Yoga Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare