domingo, 8 de março de 2009

Hathavidyá

Postado por drashtayoga às 12:39
O Hatha Yoga ou hathavidyá, como é genericamente conhecido, foi uma importante ciência nascida do movimento pan-indiano conhecido como Tantrismo. Suas raízes estão ancoradas no culto tântrico dos siddhas e sua doutrina do káya-sádhana (cultivo do corpo), sofrendo forte influência da alquimia (rasáyana) e magia popular. Esta ciência recebeu ainda grande estímulo do Shaivismo e do Shaktismo na forma da doutrina da kundaliní.

Seu mais celebrado expoente foi Gorakshanáth (950 d.C.), membro do movimento dos Náthas no qual o cultivo do corpo atingiu sua apoteose. Como conhecido em sua forma corrente, a fundação do Hatha Yoga é atribuída a este yogí.

A doutrina da visão positiva do corpo trabalhada pelo Hatha Yoga exemplifica o espírito de integralidade do Tantra em sua melhor forma. Como qualquer escola tântrica, o Hatha Yoga propõe a ser um ensinamento para a negra era em que a humanidade se encontra, a Kali-Yuga.

Desde seus primórdios, o Hatha Yoga inclui os estágios superiores de concentração (dháraná), meditação (dhyána) e êxtase (samádhi), sendo assim uma verdadeira ciência espiritual independente. Contudo, os três manuais de Hatha Yoga mais estudados, Hatha Yoga Pradípiká, Gheranda Samhitá e Shiva Samhitá apresentam esta ciência como uma “escada” para se atingir o Rája Yoga. Infelizmente, ignorantes interpretações deturparam os verdadeiros significados do Hatha Yoga que não se limita apenas à busca de meras experiências transcendentais. Seu objetivo é transformar o corpo humano em um veículo apto à Realização Espiritual.

Assim, o Hatha Yoga busca a libertação por meio de um corpo yogí (yoga-deha) imune a doenças e livre das limitações que caracterizam o corpo profano. O corpo yogí é dotado de supersentidos (atíndriya) e poderes que vão muito além das capacidades de uma pessoa mediana. O Hatha Yoga remove o embotamento, as impurezas e as doenças. É uma ciência de três etapas, sendo a última a aquisição de poderes paranormais (siddhis) que ajudam o yogí na realização da Grande Obra.

Atualmente, muitas são as pessoas que entendem o Hatha Yoga como algo meramente físico, que se inicia na prática de ásanas e termina no pránáyáma. Uma leitura atenta às escrituras tradicionais desta ciência desfaz imediatamente esta interpretação errônea.

Além de dar muita importância à prática de purificações (shatkarma), o hathavidyá coloca ênfase nos aspectos sutis do despertar da energia potencial (kundaliní), as técnicas de percepção do som supersutil interior (nádá), a absorção final (láya) da atenção na realidade transcendental e a iluminação (samádhi).

As escrituras sagradas da Tradição Nátha-Siddha definem o hathavidyá como a mais pura e tradicional forma de Yoga. Elas definem o hathavidyá como o primeiro passo para o desenvolvimento espiritual, pois inculca o poder de controlar a mente através do domínio corporal. A purificação da mente só é possível se o corpo passa por um processo de purificação que, nesta ciência, inclui técnicas de shatkarmas (ações de purificação interna), ásanas (posturas psico-físicas), pránáyámas (respiratórios para expansão da bio-energia), mudrás e bandhas (gestos psico-fisiológicos para condução da bio-energia), nádánusandhána (cultivo do som interno) bem como uma grande variedade de técnicas de meditação. Em outras palavras, o Hatha Yoga assim é direcionado às pessoas que não possuem domínio sobre suas faculdades mentais, emocionais e até mesmo sobre o próprio corpo. Os mantras e as práticas de meditação estão aptos, se adequadamente dirigidos, a conduzir a perfeição do estágios mais elevados do Yoga, mas requerem o exercício da concentração para serem eficazes. O Hatha Yoga, portanto, consiste de certos dispositivos mecânicos de caráter físico que possibilitam este acesso.

A palavra hatha é constituída de duas palavras, ha (o sol) e tha (a lua). Esta definição foi dada pelo próprio codificador do hathavidyá em seu Siddha-Siddhánta-Paddhati. Respectivamente, o sol e a lua representam prána e apána, e sua união dá-se pela prática do pránáyáma. Pode ser dito que o Hatha Yoga e seu objetivo, sua essência, é a conquista do váyu e, portanto, do despertar da kundaliní. Em outras palavras, o objetivo do Hatha Yoga é interceptar a corrente oscilante da energia vital dentro do próprio corpo. Normalmente, a energia vital circula pelos nádís (principalmente em idá e pingalá) mantendo as atividades corporais e produzindo todos os fenômenos da consciência ordinária, esteja ela acordada ou não. O hathayogí procura concentrar esta força corporal inata impedindo que ela se dissipe. Ele se esforça a direcioná-la ao longo do sushumná. Isto desperta o poder latente da kundaliní-shakti no muládhárácakra, conduzindo-a até ao sahásraracakra. Este assento coronário é a morada de Shiva, a Suprema Consciência Transcendente. A união do princípio feminino na forma de kundaliní-shakti com Shiva, o princípio masculino, produz o estado de nirvikalpa samádhi.

A prática se inicia com a execução dos ásanas e dos shatkarmas, purificando o corpo e preparando-o para a prática dos pránáyámas. Com a utilização de mudrás e bandhas, o hathayogí direciona a bio-energia (prána e apána), auxiliando a percepção do nádá (som interno) através do nádánusandhána, levando-o aos mais altos níveis de consciência.

Nós recebemos os alunos em nossa casa, em um ambiente familiar, denominado “Kula”, segundo a tradição a qual participamos. Entre em contato conosco para maiores informações através do e-mail:
kaulayoga@hotmail.com. Será um prazer retornar sua mensagem.

0 comentários:

Postar um comentário

Críticas, sugestões e comentários são sempre bem vindos. Obrigado por apreciar nosso trabalho. Continue por favor.

 

Kaula Yoga Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare