sábado, 27 de dezembro de 2008

Yoga Hormonal

Postado por drashtayoga às 08:23


O Yoga Hormonal é destinado às mulheres que sofrem de disfunções hormonais, tensão pré-mentrual* (TPM), cólicas menstruais e menopausa; um Yoga elaborado para dissipar o mal estar gerado pelos ciclos irregulares dos hormônios.

Os hormônios femininos são regulados pela interação perfeita entre o hipotálamo, a hipófise e os ovários. O desequilíbrio nesta interação ou a disfunção em qualquer um inevitavelmente irá gerar uma alteração na produção hormonal. Portanto, problemas na hipófise ou na tireóide (glândula endócrina responsável pela secreção de importantes hormônios sob o controle da hipófise) podem agir diretamente no ciclo menstrual alterando assim a secreção hormonal normal. Estas disfunções hormonais além de estarem associadas às emoções, ao estresse e a depressão, muitas vezes também estão conectadas a fatores externos como condições climáticas, viagens etc.

A prática de Yoga Hormonal, por sua dinâmica, apresenta resultados rápidos na regulação das secreções glandulares, diminuindo também os sintomas da menopausa. Em outras palavras, a finalidade do Yoga Hormonal é corrigir a disfunção na produção de hormônios bem como os sintomas da menopausa. Utilizando técnicas tradicionais do Hatha Yoga como ásanas, pránáyámas, mudrás e bandhas, as glândulas e plexos são massageados, prolongando a liberação hormonal de forma equilibrada. Através destas técnicas milenares a hipófise, tireóide, paratireóides, pineal e supra-renais são pressionadas, distendidas e por fim estimuladas para um bom funcionamento, o que gera um sentimento de paz, harmonia e tranqüilidade.

Um dos focos principais do Yoga Hormonal é o trabalho com o corpo energético. O Yoga reconhece que o prána (bio-energia) dá vida a todas as formas. Ela circunda o corpo humano mantendo-o saudável. Nós recebemos este prána de inúmeras fontes: alimentos, água, sol... mas principalmente do ar que respiramos. Por este motivo, nesta terapia yogí, existe um amplo trabalho com os pránáyámas, exercícios que ampliam e direcionam a bio-energia. Isso, além de aumentar a capacidade de absorção prânica, ativa intensamente o prána individual, direcionando-o aos órgãos responsáveis pela produção de hormônios. Portanto, o Yoga Hormonal se propõe como um tratamento natural e holístico, que, por meio do massageamento interno e direcionamento da bio-energia ou energia vital, irá ativar as glândulas responsáveis pela produção hormonal.

O foco de trabalho e as metas do Yoga Hormonal são:

1. No nível físico --
a. fortalecimento da musculatura;
b. correção da postura;
c. aumento da flexibilidade e leveza de movimentos;
d. fortalecimento dos ossos e;
e. modelação do corpo.

2. No nível fisiológico --
a. regulação da produção hormonal;
b. prevenção de doenças causadas pela disfunção hormonal;
c. revitalização dos órgãos responsáveis pela produção hormonal e;
d. harmonização do organismo como um todo.

3. No nível energético --
a. captação, absorção e emissão da energia vital (prána);
b. ativação e regulação dos centros energéticos (cakras) e;
c. proporcionar maior vitalidade e bem-estar.
Nós recebemos os alunos em nossa casa, em um ambiente familiar, denominado “Kula”, segundo a tradição a qual participamos. Mas também oferecemos este serviço em sua residência. Entre em contato conosco para maiores informações através do e-mail: kaulayoga@hotmail.com. Será um prazer retornar sua mensagem.

O Yoga é como música. O ritmo do corpo,
a melodia da mente e a harmonia da alma
criam a sinfonia da vida.
- B.K.S. Iyengar
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
* Para saber mais acerca do Yoga e sua relação com a TPM veja o artigo “Yoga & Tensão Pré-Menstrual” (
http://malikayoga.blogspot.com/2008/11/yoga-tenso-pr-menstrual_11.html) no blog “Yoginí”.

0 comentários:

Postar um comentário

Críticas, sugestões e comentários são sempre bem vindos. Obrigado por apreciar nosso trabalho. Continue por favor.

 

Kaula Yoga Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare