terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Iª Oficina de Meditação

Postado por drashtayoga às 07:36

Segredos Espirituais do Tantra, Yoga & Āyurveda

Espaço Kaula Yoga :: Tantra :: Yoga :: Āyurveda


A Āyurveda é um ramo ou membro da ciência yogī de cura. O Yoga é o aspecto espiritual da Āyurveda, ao passo que esta é o ramo terapêutico do Yoga. O Yoga é muito mais que o trabalho de āsana ou o aspecto físico mais visível e considerado no ocidente. O Yoga tem como objetivo principal o desenvolvimento espiritual, a auto-realização, a descoberta da verdadeira natureza além do tempo e espaço. Todo este processo é facilitado se o corpo e a mente estiverem livres da doença e das mazelas temporais.

O Yoga como terapia médica tradicionalmente faz parte da Āyurveda que, por sua vez, envolve o tratamento das doenças físicas e mentais. A Āyurveda vale-se de métodos yogī-s , como posturas (āsana) e respiratórios (prāṇāyāma) para tratar as doenças físicas. Os métodos ayurvédicos para tratar a mente incluem práticas yogī-s com a finalidade do desenvolvimento espiritual, como mantra e meditação. A visão ayurvédica da mente é proveniente da filosofia do Yoga e de sua compreensão dos diversos níveis de consciência. Assim, originalmente, a psicologia ayurvédica e yogī foram às mesmas, e só recentemente – após o Séc. XIX – começaram a apresentar divergências, devido aos yogācārya-s (mestres do Yoga) que apresentam uma versão compartilhada do Yoga original de Patañjali e que nem sempre possuem a consciência das relações entre o Yoga e a Āyurveda.

Tanto o Yoga quanto a Āyurveda relacionam-se com o Tantra, uma tradição espiritual que nos fornece diversas técnicas para transformar a natureza da consciência; contudo, o verdadeiro Tantra é muito mais do que a idéia popular de sexo deliberado. As práticas sexuais, em algumas tradições tântricas conhecidas como vāmācāra, são um aspecto secreto e interno destas tradições. O Tantra consiste em um sistema completo de desenvolvimento humano que ajuda seus adeptos a transcender todos os aspectos de suas vidas.

As técnicas tântricas incluem terapias sensoriais de cores, pedras preciosas, sons, mantra e a utilização de várias divindades (iṣtā-devatā). Estas, como Śiva ou a Mãe Divina em seus inúmeros aspectos, são arquétipos que realizam mudanças na consciência em uma profundidade que a mente não pode alcançar. As terapias sensoriais alteram o que introjetamos na mente, o que pode mudar o condicionamento negativo sem a necessidade da análise. Os métodos tântricos para curar a mente incluem a Āyurveda. A compreensão tântrica das forças sutis da mente e do corpo também se relacionam com a Āyurveda. Abordagens yogī-s mais profundas também usam estes métodos tântricos superiores.

O Espaço Kaula Yoga é um centro de terapia yogī que opera sobre um sistema tríplice: o Tantra, o Yoga e a Āyurveda. Toda nossa metodologia de trabalho e cursos por nós ministrados se baseia nesta união, sempre na busca pela cura e harmonização da consciência.

No dia 23 de janeiro, nós abrimos as portas de 2010 com a Iª Oficina de Meditação do Espaço Kaula Yoga. Junte-se a nós! Equilibre-se através dos segredos espirituais do Tantra, do Yoga e da Āyurveda. Uma vivência no universo mágico-espiritual destas tradições. Organizamos esta Oficina de Meditação com técnicas de purificação, respiração, interiorização, concentração e meditação, assim como os cuidados que os participantes precisam ter para extrair maior benefício de cada meditação, tomando o cuidado em manter as práticas dentro do contexto original em que as aprendemos, i.e. a tradição praticada na Índia.

Investimento: R$ 25,00 (vinte e cinco reais).

Local: Espaço Kaula Yoga – Rua São Mateus, 890. São Mateus. Telefones para contato: (32) 9112 3590 8454 2337

Vagas limitadas. Por favor, confirme a presença.

0 comentários:

Postar um comentário

Críticas, sugestões e comentários são sempre bem vindos. Obrigado por apreciar nosso trabalho. Continue por favor.

 

Kaula Yoga Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare