
Com mais de 60 anos de pesquisa e prática ininterrupta, Iyengar revolucionou a execução de ásanas (posturas psico-físicas) e pránáyámas (exercícios para ampliação da bio-energia).
Segundo Iyengar, para que as posturas sejam praticadas de maneira saudável e com um fluxo contínuo de energia é necessário desenvolver aquilo que em seu sistema é denominado como conduta interior, i.e. uma ação interna que irá favorecer a correta execução da postura do ponto de vista anatômico. Isso significa que cada membro do corpo, das células a camada mais externa da pele, são conscientemente colocados na posição correta através do equilíbrio entre a contração e o alongamento dos músculos.
Este trabalho focado no aperfeiçoamento das posturas leva os praticantes a descobrirem as camadas mais profundas e sutis de sua constituição física e dos planos a ela vinculados, gerando assim uma percepção natural da conexão entre o corpo, à mente e às emoções. Este esforço interior gera um estado de concentração e fixação denominado ekágratá, o que resulta em um estado de paz, plenitude e harmonia.
Uma das características marcantes no método Iyengar é a precisão na correção e o alinhamento consciente de cada célula do corpo durante a permanência nas posturas. Além de gerar benefícios anatômicos, estas correções têm conseqüências evidentes no fluxo da bio-energia no corpo.
Assim, o Iyengar Yoga focaliza-se nos seguintes aspectos: alinhamento correto do ásana, concentração nas ações internas e permanência. O corpo torna-se harmonioso de acordo com a anatomia perfeita, de modo que o estudante não sofra nenhuma dor ou se machuque ao realizar sua prática.
Na prática de Iyengar Yoga utiliza-se inúmeros recursos comumente denominados props. São cintos, blocos, almofadas, pranchas, cadeiras e outros com a finalidade de se possibilitar um maior alinhamento.
Estes recursos ajudam o praticante a sustentar e ajustar-se nas diferentes posturas de modo que possa trabalhar numa escala de movimentos cada vez mais intensa de forma segura e eficaz. Assim, com a prática regular, irá eliminando dores e retrações, melhorando assim a postura.
Outros dois importantes aspectos na prática de ásanas e pránáyámas no método Iyengar consiste no sequenciamento dos ásanas, o que trará um efeito cumulativo poderoso conseguido através das seqüências específicas. O tempo de permanência em que as posturas são mantidas permite que os efeitos liberados por elas penetrem profundamente no indivíduo, o que possibilita sua jornada rumo a seu interior. Segundo Iyengar, esta jornada se inicia na constituição mais densa de nós mesmos, nossa parte mais externa. Portanto, a prática de ásanas auxilia a todos os estudantes empreenderem uma viagem em direção a si mesmos, em direção ao conhecimento de sua verdadeira natureza.
Portanto, a prática contínua dos ásanas e pránáyámas integram, definitivamente, o corpo, à mente e às emoções, fazendo com que os praticantes consigam assim atingir a definição de Pátañjali sobre o Yoga: yogah cittavrtti nirodhah, i.e. Yoga é a cessação das flutuações da consciência.
Finalmente, na prática de Iyengar Yoga não é feito nenhum tipo relaxamento depois de cada postura. Segundo Iyengar, o relaxamento não é alcançado em conseqüência das pausas entre as posturas e sim, através da habilidade de praticar uma seqüência de posturas com vigor e atenção, mantendo a calma e a tranqüilidade, favorecendo assim uma mente descansada, desperta e atenta, o que possibilita uma maior atenção e sensibilidade no dia-a-dia.
Nós recebemos os alunos em nossa casa, em um ambiente familiar, denominado “Kula”, segundo a tradição a qual participamos. Mas também oferecemos este serviço em sua residência. Entre em contato conosco para maiores informações através do e-mail: kaulayoga@hotmail.com. Será um prazer retornar sua mensagem.
0 comentários:
Postar um comentário
Críticas, sugestões e comentários são sempre bem vindos. Obrigado por apreciar nosso trabalho. Continue por favor.