O Espaço Kaula oferece na purmina (lua cheia) de cada mês o Kulácákra* (também denominado cakrapújá ou bhairavícakra), uma cerimônia tântrica de adoração a Ádi-Shakti Deví na forma da Deusa Kálí.
Esta cerimônia, conforme adaptada por nós para recepção de qualquer pessoa, inclui cântico de mantras, meditações, visualizações conduzidas ou com yantras, a prática do bhutashuddhi (purificação dos elementos internos) e do nyása (consagração sacralizada pelo toque), a realização de ásanas (posturas psico-físicas), pránáyámas (exercícios de expansão da bio-energia) e mudrás (gestos energéticos para canalização e emissão do prána), além de outros elementos do tantrismo conforme a síntese feita pelo grande mestre Abhinavagupta que incorporou a Tradição Kaula elementos da Cultura Spanda, dando origem ao seu sistema dentro da Escola Trika do Shaivismo da Caxemira.**
Tradicionalmente, todas as escolas tântricas cultuam a face feminina do Absoluto como Adi-Shakti Deví, em uma de suas inúmeras formas. Os tântricos de linha shaiva (também conhecidos como shivaístas), dirigem suas adorações às Deusas Kálí e Durgá, consideradas o poder feminino ou as consortes de Shiva.
Além de ser um louvor a Deusa, está é uma oportunidade para se aprender sobre a cultura tântrica e seus mistérios, em um clima de aproximação, respeito e igualdade. Os encontros são abertos a todas as pessoas que queiram conhecer um pouco mais deste Grande Universo Kaula.
Nós recebemos os convidados em nossa casa, em um ambiente familiar, denominado “Kula”, segundo a tradição a qual participamos. Entre em contato conosco para maiores informações através do e-mail: kaulayoga@hotmail.com. Será um prazer retornar sua mensagem.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
* Para maiores informações sobre o Kulácákra e a Tradição Kaula veja o artigo “Em Busca das Raízes Tântricas do Hatha Yoga” no blog “Náth Uttara Sríkulácára Sampradáya”.
** A realização do Rito Pañcamakára (também conhecido como Pañcatattva) está aberta apenas para aqueles que passaram pelo Diksha Pújá ou Ritual de Iniciação.
** A realização do Rito Pañcamakára (também conhecido como Pañcatattva) está aberta apenas para aqueles que passaram pelo Diksha Pújá ou Ritual de Iniciação.
0 comentários:
Postar um comentário
Críticas, sugestões e comentários são sempre bem vindos. Obrigado por apreciar nosso trabalho. Continue por favor.