sábado, 28 de março de 2009

Introdução ao Pensamento Filosófico e Religioso da Índia

Postado por drashtayoga às 13:49

Curso on line
[segunda turma]

Genericamente, o nome dado à sua religiosidade pelos nativos da Índia é Sanátana Dharma, designação que significa Religião Eterna ou Dever Eterno. A palavra hinduísmo é um anglicismo que surgiu por volta de 1830 e cuja origem não é bem conhecida, embora sejam aceitas pelo menos duas versões epistemológicas plausíveis. A primeira diz que a palavra hinduísmo seria uma referência às terras entre as cordilheiras do Himalaia e o Cabo Bindu Sarovara, atual Cabo Carmorim. Assim a palavra hinduísmo seria formada pelas sílabas hi (Himalaia) + ndu (Bindu), que posteriormente fora transformada para Hindusthan. Portanto, a religião dos habitantes do subcontinente indiano passou a ser designada Hinduísmo.

A segunda diz que o termo hinduísmo seria derivado da palavra sindhu, designação persa para o rio Indo, que por modificação vocálica passou a ser pronunciada hindu, a religião dos povos ribeirinhos a ser designada Hinduísmo.

Portanto, Hinduísmo não define uma religião única, sendo somente uma designação genérica de cobertura para um grande número de religiões que cultuam diferentes faces do Absoluto, com diversas formas de ritual e percepções da verdade.

Na Índia, segundo o idioma védico, os europeus são chamados de mlechas ou yavanas. De modo similar, “hindu” sempre foi o nome dado aos indianos “infiéis” pelos muçulmanos e mais tarde aos indianos “gentios”pelos missionários cristãos e colonizadores europeus. A Índia originalmente era denominada Bharata-Varsa, i.e. “terra dos descendentes de Bharata” ou Árya-Varsa, “terra dos arianos”, e sua religião original sempre foi denominada Sanátana Dharma ou Vaidika Dharma, i.e. Religião dos Vedas.

Esse dharma¹ não se trata meramente de um corpo de crenças cegas, completamente desconectadas com o dia-a-dia da humanidade, mas sim um conjunto de princípios que visam uma vida saudável e benéfica espiritual e materialmente. Portanto, quem conhece bem estes princípios e atua segundo eles é um verdadeiro áryan (ser humano progressista – seguidor do Vaidika Dharma), que segue o caminho seguro da felicidade tanto individual quanto coletiva, do progresso tanto material quanto espiritual. Vaidika significa “que se relaciona com os Vedas” ou “conhecimento perfeito”. Conseqüentemente, “a religião do conhecimento perfeito”.

Objetivo do curso: esclarecer e fundamentar o pensamento religioso e filosófico da Índia de uma maneira simples e direta, assim como desfazer muitos equívocos advindos de interpretações errôneas acerca do hinduísmo. O curso é uma introdução aos sistemas de pensamento e aos seis pontos de vista (dárshanas) aceitos na Índia.

Publico alvo: Estudantes do Hinduísmo, Yoga e espiritualidade em geral. O conteúdo é de fácil assimilação para aqueles que ainda não possuem nenhum conhecimento sobre o tema.

Conteúdo programático:

Módulo I – A Literatura Védica
Sruti – As bases do Sanátana Dharma
Smrti – A estrutura do Sanátana Dharma
Nyáya – A lógica do Sanátana Dharma
O processo védico de aprendizado

Módulo II – Aspectos Metafísicos
O Absoluto
As Energias do Absoluto

Módulo III – Os Dárshanas
Os Dárshanas Heterodoxos
Os Dárshanas Ortodoxos

Módulo IV – O Hinduísmo como Religião
Vedánta, a metafísica dos Vedas
As principais escolas filosóficas e teológicas do Vedánta
Vaishnavas, Shaivas e Shaktas

Duração: O curso tem a duração de três meses. Será adicionado um mês a mais de acordo com o nível de evolução dos participantes.

Como funciona o curso: Semanalmente será enviada, via e-mail, uma apostila para estudo. Mais material pode ser enviado caso haja a necessidade no intuito de esclarecer as dúvidas dos alunos. Ao final do mês deverá ser enviado pelo aluno, um relatório previamente orientado, sobre as apostilas estudadas. Todas as dúvidas serão tiradas via e-mail.

Investimento: R$ 25,00 (vinte e cinco reais) por mês.

Início do curso: 1 de agosto de 2009.

A ficha de inscrição com mais instruções poderá ser requisitada pelo e-mail
kaulayoga@hotmail.com.

Facilitador: Fernando Liguori (Anuttara) começou a trabalhar com Yoga e Meditação em 1996. Atualmente é professor de Hatha Yoga e vem se especializando no método Iyengar Yoga. Desde a juventude participa de movimentos espirituais nos mais diversos seguimentos. Em suas peregrinações religiosas, estudou o xamanismo diretamente com pajés venezuelanos, chegando a morar na Venezuela, Chile e Argentina. É Mestre Reiki em sete sistemas diferentes e terapeuta holístico. Adepto da Tradição Náth Sampradáya e da Tradição Kaula, linha Trika (Spanda) da Caxemira. Enfermeiro, especializado em enfermagem pré-hospitalar e atendimento de urgência e emergência. Por muitos anos foi professor de Tae Kwon Do, Hap Ki Do e Kickboxing. Mora em Juiz de Fora, MG, com sua esposa e filho, de onde edita os blogs
Náth Uttara Sríkulácára Sampradáya – dedicado ao estudo da Tradição do Yoga, do Tantra e do Shaivismo da Caxemira – e Yoga-Br – dedicado ao estudo do Yoga sob uma perspectiva científica, envolvendo trabalhos na área social, educacional e da saúde.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
1. DhAranAd dharma ity Ahur dharmo dhArayati prajAH: “o que suporta, o que mantêm as pessoas unidas, é o dharma”. (Mahábhárata – Karna-parva, 69:59)

0 comentários:

Postar um comentário

Críticas, sugestões e comentários são sempre bem vindos. Obrigado por apreciar nosso trabalho. Continue por favor.

 

Kaula Yoga Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare